Páginas

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Quadrilhas Estilizadas


A “QUADRILHA” surgiu na França, no século 19. O nome vem do francês 'quadrilie', que significa companhia de soldados. Durante o Império, ela servia para abrir os bailes da corte. Com sua chegada ao Sertão, ganhou cores e se incorporou às festividades juninas, época de fartura devido à safra do milho.
Roupas remendadas, chapéu de palha, passos molengos e caricaturados, som à base da sanfona do triângulo e do zabumba que caracterizam a quadrilha matuta já não fazem parte da maioria dos festejos juninos. Com o passar dos anos, a quadrilha matuta perdeu o encanto e as quadrilhas estilizadas surgiram, conquistando seu espaço, recriando e inovando num ritmo alucinante de pesquisa e atualização estética
A transformação das quadrilhas juninas tradicionais em direção a quadrilhas estilizadas revela uma faceta do debate sobre a globalização: o ressurgimento de culturas com bases locais ao invés da tão propagada padronização cultural. Mais do que isso, são manifestações culturais contemporâneas (re)significadas  para atender as demandas de consumo da sociedade midiatizada onde se misturam as experiências tradicionais e modernas, chamando a atenção para sua beleza mas também por sua origem na periferia da cidade, próxima às experiências dos excluídos, dos mais marginalizados pela sociedade.

Por: João Neto

Foto: Arquivo da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário